Ao nascer o bebê apresenta a mandíbula retraída em relação à maxila, laringe em posição mais elevada para proteção das vias respiratórias, bolsas de gordura nas bochechas e língua volumosa, ocupando toda cavidade oral do bebê possibilitando a respiração.
O crescimento facial harmônico é direcionado pelos músculos que são ativados na ordenha da mama (orbicular da boca, bucinador, músculos da língua, músculos levantadores da mandíbula). Ao mamar o bebê realiza quatro movimentos com a mandíbula: para baixo, para frente, para cima e para trás. Esses movimentos ativam os músculos que atuam promovendo o correto crescimento da mandíbula, maxila, palato duro, arcada dentária e face.
Com o crescimento harmônico temos: posicionamento correto da língua, vedamento labial, respiração nasal, desenvolve a articulação temporomandibular, promove espaço para erupção dos dentes
Nos casos em que o aleitamento materno não é possível, oferecer o leite ao bebê, preferencialmente em copinho de “cachaça” ou colher dosadora, pois os bicos artificiais (ortodônticos ou não) proporcionam apenas dois movimentos mandibulares, pressionam o palato, tornando-o estreito e profundo, levam a sobreposição dentária e desequilíbrio da musculatura oral.