Blog

Fique por dentro das novidades da clínica e do mercado dental.

Destaques

Como aliviar os sintomas de erupção dentária?
O processo do nascimento dos primeiros dentes é um momento...
O que são os freios orais?
Os freios orais ou frênulos bucais são estruturas formadas pela...
Sinais de freio alterado
Existem muitos sinais que nos levam a desconfiar de freio...

Todos os posts

Uncategorized

Como aliviar os sintomas de erupção dentária?

O processo do nascimento dos primeiros dentes é um momento muito especial, pois marca mais uma etapa do desenvolvimento do seu filho. Caso seu bebê esteja sofrendo muito durante o nascimento dos primeiros dentinhos, é possível tomar algumas medidas para ajudá-lo, como: 🦷 Lavar bem as mãos e esfregar um dos dedos na gengiva da criança; 🦷Dar carinho e afago também pode oferecer alívio. Como o bebê pode ficar irritado e manhoso, é preciso ser paciente e dar atenção. No entanto, o melhor remédio é mordedores com textura e flexibilidade como anéis de dentição, chocalhos e outros brinquedos que ajudam o bebê a aliviar a dor e coceira. Em casos extremos, o bebê pode tomar um analgésico, desde que receitado pelo odontopediatra. O laser terapêutico também pode ser usado no alívio dos sintomas da erupção dentária em bebês, o efeito analgésico é observado logo após a aplicação.

Ler mais

O que são os freios orais?

Os freios orais ou frênulos bucais são estruturas formadas pela mesma mucosa da boca, que ligam tanto os lábios às gengivas, quanto a língua ao assoalho da boca. Esses freios podem apresentar alterações, podendo até ser necessário intervenção cirúrgica para correção. No caso dos freios labiais, quando apresentam alterações, podem dificultar uma higienização adequada por causar desconforto na hora da escovação. Já as alterações no freio lingual, conhecida popularmente como “língua presa”, podem comprometer os movimentos da língua, interferindo nas funções orais, como sucção, deglutição, mastigação e fala(que só pode ser avaliado quando a criança começa a falar). Além disso, em bebês, pode dificultar ou até mesmo atrapalhar no aleitamento materno. O seu filho apresenta alguma alteração nos freios orais? Consulte o odontopediatra. Ele poderá dizer o que é melhor a ser feito.

Ler mais
Uncategorized

Sinais de freio alterado

Existem muitos sinais que nos levam a desconfiar de freio lingual alterado, mesmo que a triagem de freio tenha pontuado para normalidade.    Primeiramente, é necessário fazer um bom manejo da amamentação com uma consultora de amamentação (não é artigo de luxo!)    Faça consulta com o pediatra que acompanha seu bebê, relate suas queixas para que sejam descartadas outras hipóteses diagnósticas (exemplo, APLV)    A consulta do bebê com suspeita de freio lingual curto é minuciosa e começa antes da ida ao consultório com o envio de vídeos e fotos da amamentação, além do preenchimento de um questionário completo.  Os sinais que acedem  paer alteração de freio não são observados somente em anquiloglossia e muitas vezes o bebê precisa ser avaliado por equipe multidisciplinar.    Pensando em melhor atender nossos clientes, integramos uma equipe com profissionais capacitadas em freios orais e amamentação, temos parceria com 2 consultoras de amamentação,

Ler mais
Uncategorized

Como o freio lingual pode interferir na amamentação?

A anquiloglossia, ou “freio curto” é uma anomalia congênita, caracterizada por um frênulo lingual, que pode dificultar os movimentos da língua. O fato de o freio existir não significa que atrapalhe a amamentação, mas tem que ser bem avaliado nos casos de bebês com dificuldades de pega, mamadas muito longas associadas a perda de peso ou dificuldade de ganhar peso e engasgos frequentes. Outras situações a serem avaliadas são: mães com dor ao amamentar, fissuras e mastites recorrentes e candidíase mamária – e que normalmente acarretam depressão materna e desmame precoce. Vamos observar as mamadas dos nossos pequenos!!

Ler mais
Uncategorized

Fluorose em Crianças

Você sabe o que é fluorose? Trata-se de uma condição que se caracteriza pela hipomineralização do esmalte do dente, devido à ingestão excessiva de grande quantidade de flúor na época do desenvolvimento dentário. O uso de pasta dental com flúor por crianças muito pequenas também contribui com o aparecimento do problema. Isso porque crianças muito novas não conseguem fazer um controle exato da quantidade de pasta necessária para escovar os dentes ou por engolir grandes quantidades do produto. A fluorose dentária não tem cura definitiva, mas existem tratamentos que amenizam o problema e até mesmo eliminam as manchas causadas pela doença. Após o diagnóstico, o dentista cria o plano de tratamento de acordo com a idade do paciente, número de dentes afetados, entre outros problemas. Por isso a quantidade de pasta de dente para criança é tão importante e varia de acordo com a idade: 1 ano: o equivalente a

Ler mais
Uncategorized

Língua geográfica

A língua geográfica é uma alteração que provoca o surgimento de manchas vermelhas, lisas e irregulares na língua, formando uma imagem que se parece com um mapa geográfico, por isso o nome. Pode ser chamado de glossite migratória benigna ou eritema migratório. É uma condição rara e benigna, e não possui uma causa bem definida, porém pode causar sintomas como dor ou sensação de queimação na língua, especialmente após comer alimentos apimentados ou ácidos. Normalmente não necessita de intervenção, mas em alguns casos o dentista pode recomendar o uso de remédios analgésicos ou enxaguantes bucais para diminuir a dor ou desconforto na língua.

Ler mais
Uncategorized

O que fazer em caso de traumatismo dentário?

Calma!! É comum crianças sofrerem quedas e os dentes serem atingidos porém quando isso ocorrer, primeiramente, entre em contato com o odontopediatra do seu pequeno, a fim de evitar maiores complicações, ele vai saber identificar qual foi o tipo de trauma, vai passar os devidos cuidados e o que precisa ser feito naquele exato momento. Nunca subestime um trauma no dente!

Ler mais
Uncategorized

Leite materno não causa cárie

A causa da cárie dentária está diretamente relacionada à ingestão precoce da sacarose associada a higiene inadequada/deficiente. Veja o que dizem os estudos sobre a relação entre o aleitamento materno X cárie: Segundo White, 2008 tendo em vista os benefícios à saúde comprovados do aleitamento materno e a falta de evidências consistentes ligando o aleitamento materno com o desenvolvimento de cárie precoce da infância, dentistas devem apoiar o aleitamento materno. Kramer e colab. em 2009 ao realizar um estudo observacional verificou que não houve evidências científicas de que a amamentação exclusiva representasse um fator de risco ou proteção em relação à doença cárie. Nunes e colab em 2012 realizaram um estudo para verificar a associação entre o aleitamento materno prolongado e a cárie da primeira infância onde concluíram que a amamentação prolongada não era um fator de risco para cárie da primeira infância enquanto a idade, a alta composição de

Ler mais
Uncategorized

A importância da amamentação para o crescimento harmônico da face

Ao nascer o bebê apresenta a mandíbula retraída em relação à maxila, laringe em posição mais elevada para proteção das vias respiratórias, bolsas de gordura nas bochechas e língua volumosa, ocupando toda cavidade oral do bebê possibilitando a respiração.   O crescimento facial harmônico é direcionado pelos músculos que são ativados na ordenha da mama (orbicular da boca, bucinador, músculos da língua, músculos levantadores da mandíbula). Ao mamar o bebê realiza quatro movimentos com a mandíbula: para baixo, para frente, para cima e para trás. Esses movimentos ativam os músculos que atuam promovendo o correto crescimento da mandíbula, maxila, palato duro, arcada dentária e face.   Com o crescimento harmônico temos: posicionamento correto da língua, vedamento labial, respiração nasal, desenvolve a articulação temporomandibular, promove espaço para erupção dos dentes   Nos casos em que o aleitamento materno não é possível, oferecer o leite ao bebê, preferencialmente em copinho de “cachaça”

Ler mais
Uncategorized

O dente do seu bebê está com mancha escura?

O dente do seu bebê está com mancha escura? As pigmentações escuras nos dentes dos bebês podem estar relacionadas à suplementação de ferro, indicada pela Sociedade Brasileira de Pediatria dos 3 aos 24 meses de idade, devido ao intenso crescimento que as crianças passam nesta faixa etária, fazendo-se necessário prevenir a anemia ferropriva. As manchas extrínsecas podem estar presentes em todos os dentes e não são consideradas falta de higiene oral pois são resultantes de depósitos de sais ferrosos procedentes de dieta ou suplementação alimentar que são metabolizados por bactérias cromogênicas presentes na flora bucal e tendem a diminuir à medida que a criança cresce. A remoção das pigmentações é indolor, realizada em consultório através do procedimento de profilaxia e polimento dos dentes.

Ler mais
×